PERGUNTAS FREQUENTES

1. O QUE É A CONCCORDE?

É uma empresa privada, sem vínculo com o Poder Judiciário, que oferece uma opção, especializada, para resolução de conflitos, pela conciliação, mediação e arbitragem. É o chamado SISTEMA MULTIPORTAS que oferece mais uma alternativa ao Poder Judiciário.

2. QUAIS CASOS PODEM SER LEVADOS PARA A CONCCORDE?

Os conflitos referentes a direitos disponíveis e transacionáveis, ou em outras palavras, as matérias que as partes podem dispor e pactuar, como por exemplo, os contratos civis em geral, compra e venda, locação, prestação de serviços, conflitos envolvendo acidentes de transito,  direitos de família que não envolvam menor, como partilha de bens e etc.

3. TENHO PROCESSO NA JUSTIÇA. POSSO ENVIAR PARA CONCCORDE?

Sim, mesmo que o processo já tenha sido iniciado, as partes podem pedir a suspensão do processo, buscarem a Conccorde para ser marcada uma sessão de mediação para resolver de forma adequada e ágil o conflito.

4. O QUE É A MEDIAÇÃO ?

A mediação é um método de resolução de conflitos por meio do qual um mediador/especialista, escolhido pelas partes, usando as técnicas adequadas, facilita a comunicação entre as partes conflitantes, para que juntos possam construir um acordo que agrade ambas as partes, é o chamado ganha-ganha.

5. O QUE É A ARBITRAGEM?

A arbitragem é um método de resolução de conflitos por meio do qual um árbitro/especialista, escolhido pelas partes, julga o conflito por meio das provas apresentadas. A sentença arbitral é irrecorrível e tem a mesma forma que a sentença judicial, podendo, inclusive ser executada no Poder Judiciário.

Na prática a arbitragem é utilizada para negócios de alto valor envolvido, nos quais as partes buscam  a especialidade da matéria, rapidez do julgamento, além da confidencialidade.

6. COMO INICIAR A MEDIAÇÃO OU ARBITRAGEM?

Os dois métodos podem ser iniciados quando há previamente no contrato cláusula de mediação ou arbitragem, que o torna obrigatória em caso de conflitos.

Quando não há cláusula, após o conflito, uma das partes pode procurar a Câmara que enviará o convite a outra parte para que, aceitando, assinem o Termo de Compromisso de Mediação ou Arbitragem.

7. QUAIS AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DAS CAMARAS? E OS CUSTOS?

As vantagens da utilização da câmaras privadas são inúmeras, tais como rapidez e agilidade no atendimento, espaço amplo e confortável, especialidade dos mediadores e árbitros que, utilizando as técnicas corretas, facilitam a comunicação entre as partes, favorecendo um acordo bem sucedido em que ambas as partes fiquem satisfeitas, além de restaurar a comunicação, no caso da mediação, e proporcionam um julgamento mais especializado, no caso da arbitragem.

Os custos são proporcionais aos valores da causa, existindo uma tabela específica no site da Conccorde, tanto referente a mediação, quanto de arbitragem.

8. É NECESSÁRIO O COMPARECIMENTO PESSOAL?

Não, a Conccorde disponibiliza plataforma digital, onde a mediação pode ser iniciada e negociada pela internet, por meio do site da Conccorde, através do botão “enviar caso”. Basta o mero preenchimento dos dados e cadastro no site da Conccorde que, após análise e pagamento da taxa de registro, a Câmara enviará o convite para a outra parte para iniciar o procedimento da mediação.

6. COMO INICIAR A MEDIAÇÃO OU ARBITRAGEM?

Esta localizada na Rua José Camacho, 2574, Bairro Liberdade, fone (69) 2141-6661, mais informações no site : www.conccorde.com.br ou email: camara@conccorde.com.br.

O horário de atendimento é das 09:00 hs as 12:00 hs e das 14:00 hs as 18:00 hs, de segunda a sexta-feira.

Por favor, leia as perguntas acima e se você não puder encontrar a sua resposta, por favor envie-nos a sua pergunta, nós responderemos o mais breve possível.

Pergunte-nos

Formulário de pergunta